quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Uma Lição de Fé

Obs.: A Imagem abaixo é ilustrativa de um cortiço típico, semelhante àqueles que visitamos. Foi obtida em http://cortico.pcc.usp.br/cris/afonso-f.htm
Hoje Sílvia e eu fomos visitar duas famílias carentes para a realização de Evangelho no Lar e apoio psicológico (o Gil havia ido ao Rio para o aniversário da filha).

A 1ª. família já havíamos visitado: uma mãe com três filhos e um marido alcoólatra, moradores num cortiço. Os cinco vivem num pequeno cômodo em que ela cozinha e guarda as roupas (não há armários). Como é típico destes cortiços, o tanque para lavagem das roupas e o banheiro são externos e partilhados por vários moradores.

Quando a visitamos na 1ª. vez, ela estava desanimada com o comportamento agressivo do marido com ela e as crianças, quando bebia, e as várias dificuldades que enfrentavam. Aquela visita parece tê-la animado, pois começou a participar mais das reuniões de grupos que Sílvia promove durante a semana, seguindo as orientações dadas.

Nunca avisamos previamente o dia exato em que iremos visitar o assistido. Sílvia avisa que visitaremos, mas não diz quando. Contudo, na visita de surpresa de hoje a diferença foi notável. Atendeu-nos com um sorriso animado, convidando-nos a entrar no cômodo modesto: estava muito bem arrumado e passava uma boa vibração. O marido não se encontrava, apenas a filhinha mais nova com um amiguinho, além do filho de 12 anos que estava de saída.

Fizemos o Evangelho no Lar, do qual ela participou ativamente, acompanhada pela filha e o amiguinho. Seus problemas continuavam, inclusive os comportamentos do marido. Mas sua atitude havia mudado: estava mais otimista, encarando com mais coragem e determinação seus problemas.

Interessante, Sílvia lembrou-me depois que saímos (ela tem uma memória de elefante!), que o trecho do “Evangelho Segundo o Espiritismo” que havíamos aberto ao acaso foi o mesmo que da 1ª. vez que a visitamos: o cap. XXIV – “Não Por a Candeia Debaixo do Alqueire”, do qual lemos e conversamos sobre os itens 1 e 2. Nas duas vezes, enfatizamos a mensagem crística da importância de confiar na luz divina que todos temos dentro de nós: a autoconfiança equilibrada com a confiança na bondade divina, no amor infinito de Deus por nós. E nossa assistida parece ter assimilado e estar praticando esta lição. Vendo isto, eu pensei em quantas boas lições ouvi, li e vivi, mas demorei tanto tempo para as assimilar e mais tempo ainda para as colocar em prática!

Eu estava fisicamente cansado hoje de manhã, com menos energia do que o normal, mas, quando terminamos, estava me sentido melhor, com mais energia e disposição. Sílvia também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário