quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Tratando um Trauma Psíquico

No último sábado (18/09/2010), Sílvia, Gil e eu visitamos mais 3 famílias. A 1a. era composta da mãe (que chamarei de dna. Ruth) e seu filho no final da adolescência, ambos morando num cortiço um pouco melhor do que a média daqueles que costumamos visitar.
O outro filho foi assassinado na frente da mãe. Isto aconteceu há dois anos, mas as lembranças da cena voltam constantemente à mente de dna. Ruth, deixando-a angustiada e deprimida, com reflexos negativos na sua alimentação e sono. Isto a tem debilitado. As orientações que recebe no grupo de apoio que frequenta durante a semana sob a coordenação da Sílvia, os tratamentos espirituais que fez e o 1o. ano do Preparatório que está cursando a estão ajudando, mas Sílvia achou que dna. Ruth precisava também de uma ajuda especializada.
Após o Evangelho, do qual dna. Ruth participou ativamente, mostrando sua vontade de melhorar, ela e eu nos sentamos para conversar, enquanto Sílvia e Gil ficaram afastados, num outro canto do cômodo, vibrando em sustentação.
Nadar num rio a favor da correnteza: é assim que costumo comparar a experiência de fazer atendimento psicológico dentro de um trabalho de assistência conduzido por pessoas de boa vontade de uma instituição espirita. Se a pessoa atendida estiver também em tratamento espiritual e/ou frequentando os trabalhos da instituição, os resultados tendem a aparecer muito mais rapidamente do que na clínica. No rio, quando damos uma braçada, vamos bem mais longe do que numa piscina, porque a correnteza facilita, carregando-nos. Da mesma forma, nesse tipo de trabalho, a sustentação espiritual feita pelos encarnados e pelos mentores espirituais funciona como uma correnteza de energia espiritual benéfica, aumentando o efeito do tratamento psicológico. É o que espero no caso de dna. Ruth.
Na sessão rápida e introdutória com dna. Ruth, o objetivo foi apenas prepará-la para algumas sessões que faremos na unidade da Sto. Amaro.

Após uma rápida oração espiritual, através de um diálogo orientei-a sobre como se preparar para o tratamento, em seguida a induzi a um relaxamento com visualização e sugestões positivas de fé e superação. Concluímos com uma oração de agradecimento. A sessão deve ter durado menos de 15 min., mas dna. Ruth sentiu-se muito bem e com melhor ânimo. Sei que os mentores amigos estavam ali nos ajudando e nos ajudarão neste tratamento.
A próxima sessão, já na Sto. Amaro, será apenas daqui a 15 dias, pois participarei de um Congresso no próximo sábado. Mas, no período até lá dna. Ruth terá o apoio da Sílvia e do grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário