sábado, 27 de novembro de 2010

CONFORMAÇÃO E CONFORMISMO

       Visitamos hoje uma senhora que chamarei de dna. Márcia. Já a havia visitado com a Sílvia, assim como o Gil também a visitara com a Sílvia em outra ocasião. Hoje estávamos os três - Sílvia, Gil e eu - na realização do Evangelho no Lar com Dna. Márcia.
       Quando a visitamos pela primeira vez, fiquei impressionado. Dna. Márcia mora sozinha num cômodo de um cortiço e sofre de depressão grave e convulsões, além de dificuldade de locomoção em razão de problemas numa perna (anda com muleta). Em razão de alguns remédios fortes que toma, tem alguma dificuldade em falar com clareza. Faz tratamento ambulatorial no Hospital das Clínicas e sobrevive com a aposentadoria e a cesta básica que recebe do nosso programa social.
       Mas, não se entregou. Freqüenta um dos grupos de apoio coordenado pela Sílvia, onde participa ativamente, contribuindo com opiniões e idéias nas dinâmicas, mostrando boa capacidade de entendimento, elaboração e empatia. É, também, uma das ativas leitoras da pequena biblioteca que a Sílvia implantou e administra para nossos assistidos.
       O cômodo modesto estava limpo e bem arrumado (como hoje na visita de surpresa que fizemos) e, na porta de entrada e na porta do armário, estavam coladas com fita adesiva, ordenadamente, suas receitas de remédios, cronograma dos dias e horários em que faria o tratamento ambulatorial, contas e alguns outros lembretes. Com a depressão e os remédios que toma, dna. Ruth esquece-se com freqüência de algumas coisas. Por isto coloca bem à vista os lembretes importantes.
       A inteligência racional e emocional que mostra pelo seu senso de organização e planejamento, bem como por suas idéias e iniciativas, contrasta com as condições físicas e psicológicas que aparenta e a sua situação de moradia. Nela percebi claramente um espírito que já havia conquistado níveis mais altos em termos intelectuais e até emocionais, mas, por alguma razão cármica, nesta existência estava numa condição bem abaixo daquela que conquistara e a qual se habituara. Porém, pelo que vi, estava lutando positivamente, buscando não se entregar às dificuldades. E a visita e o Evangelho no Lar de hoje confirmou para mim esta percepção.
       Dna. Márcia aprendeu a se conformar ativamente às dificuldades que enfrenta, sem conformismo, como nas palavras de Emmanuel pela psicografia de Chico Xavier em "Diante do Conformismo" (Palavras de Vida Eterna, cap. 131. Uberaba, MG: Comunhão Espírita Cristã, 2007).
       Emmanuel inicia citando o apóstolo Paulo de Tarso, com quem sempre aprendemos muito: 
       "E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." (Romanos 12:2).
       E, no trecho que reproduzo abaixo, explica que:
       "Há conformação e conformismo. 
       Conformismo é o sistema de ajustar-se alguém a todas as circunstâncias.
       Conformação é a submissão voluntária e serena da pessoa às aperturas da vida.
       Existem, por isso, diante de Jesus, os discípulos conformados e conformistas.
       Os conformados são fiéis às disciplinas que o Mestre lhes aconselha.
       Os conformistas, porém, adaptam-se, mecanicamente, às convenções e ilusões que lubrificam os mecanismos das conveniências humanas."
       Talvez, nesta encarnação, dna. Márcia tenha vindo nas condições em que veio para aprender, entre outras coisas, a conformação. Se for isto, está aprendendo! E nos ensinando também!

Nenhum comentário:

Postar um comentário