sábado, 8 de outubro de 2011

Perdoai as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores

O tema do Evangelho no lar do último sábado foi do capítulo XVIII - I. Preces Gerais, Oração Dominical, com explicações sobre as frases do "Pai Nosso". Após a prece inicial de preparação para o trabalho de visitas, abrimos o Evangelho Segundo o Espiritismo (ESE) ao "acaso"*, caindo no item V: "Perdoai as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores".


Costumamos recitar as frases do Pai Nosso sem pensar no seu significado. Kardec, no ESE, reflete sobre cada frase desta oração, revelando a riqueza de ensinamentos que contem. A frase em questão, sobre o perdão, foi oportuna para aquela família.


A família visitada é composta do pai e sua filha de 12 anos. O pai, de meia idade, a cria desde quando ela tinha 4 anos de idade, época em que a mãe abandonou ambos. A tarefa de um pai sozinho (o chamaremos aqui de sr. Silva) criar uma menina não é simples. A mágoa, o ressentimento a respeito do abandono (que pode nos chocar, mas não julguemos!...) pode envenenar uma existência.  


Na conversa durante as reflexões a partir do trecho lido do ESE, o sr. Silva, dando sua opinião sobre a frase do Pai Nosso, diz que "coloca uma pedra em cima" de coisas que outras pessoas falam e fazem que o machucam. Faz isto para não ficar remoendo-as, sofrendo com isto. Assim, recupera a sua paz, paz que sabemos inviável naqueles que "ruminam" mágoas e ressentimentos. Se ele conseguiu ou não definitivamente "colocar uma pedra em cima" do ato de sua ex-mulher, não sabemos. Mas, a reflexão sobre o perdão que o Evangelho no lar trouxe àquela família foi um lembrete a mais  para se libertarem pelo perdão. E, para nós, reforça a lição que da visita de 22/09/2011, que descrevemos na postagem Amai vossos inimigos, orai pelos que vos maltratam.
__________________________
*"Acaso" está entre aspas porque acreditamos que não existe acaso, mas causas que, no momento, não conseguimos identificar e que, em situações como a descrita, são predominantemente espirituais, isto é, causadas por influência de espíritos mentores.

Um comentário:

  1. NOVO OLHAR SOBRE A MATEMÁTICA,
    http://www.ufpa.br/beiradorio/novo/index.php/leia-tambem/124-edicao-93--abril/1189-novo-olhar-sobre-a-matematica

    Quem quiser material, fazer capacitação, etc, é gratuito, peça: jbn@ufpa.br

    ResponderExcluir