domingo, 19 de dezembro de 2010

NÃO PODEMOS FAZER UM NOVO COMEÇO, MAS UM NOVO FIM

       Um amigo, que chamarei aqui de Leôncio, contou-me sobre um estranho fenômeno que ocorre eventualmente com ele. Leôncio faz trabalho voluntário com famílias carentes e, num passado próximo, trabalhou também com  moradores de rua. O fenômeno é o seguinte: olhando para a pessoa à sua frente (assistidos com os quais trabalha), visualiza, às vezes com muita clareza, uma imagem dela como teria sido numa existência anterior. 
        Assim, mendigos transformam-se em orgulhosos nobres ou ricos comerciantes, mulheres maltrapilhas em damas altivas e ricamente adornadas. Junto com essas visões, vêm-lhe também, num rápido flash de segundos, uma espécie de filme compacto de aspectos da vida anterior da pessoa em ambientes nos quais teria vivido. De coisas que teria feito e/ou deixado de fazer relacionadas às atuais condições e dificuldades da existência atual.
        Vendo tais coisas, ele compreende muito do porquê do comportamento, expressões e atitudes da pessoa que está assistindo.                                                  
       Conheço Leôncio há muitos anos e o vejo como uma pessoa com "pé no chão", não propenso a devaneios e um pouco "São Tomé" (aquele que precisa ver evidências concretas para crer). Ou seja, não sofre de trantorno mental com surtos delírantes, nem alguém de mente frágil que se deixe levar facilmente pela imaginação, a ponto de não distinguir realidade de fantasia.
       Por ser espírita, Leôncio aceita com tranquilidade tais visões: não se empolga com elas, nem se assusta. As imagens vem-lhe quando está tranquilo, equilibrado, e trazem com elas um sereno sentimento de verdade.
       Para ele, tais experiências reforçam sua crença na reencarnação e na lei cármica da ação e reação, a qual nos ensina que nossa vida atual, potenciais e tendências (positivas e negativas) são produtos de nossas ações anteriores. E que nossa situação atual não é um destino fixo, mas dinâmico, pois, como disse Chico Xavier, embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim".

4 comentários:

  1. Oi Leonel,

    Eu gostei muito desta matéria, a foto é fantástica! E o cachorro é um show à parte.

    Fiquei refletindo sobre o que li e penso que nem todos que reencarnam como pedintes foram em outra vida ricos e abastados. Também acredito que alguns reencarnam nesta condição exatamente porque possuem capacidade de suportar uma vida de miséria e podem ainda ter tarefas missionárias.

    Abs, Poliana.

    ResponderExcluir
  2. Oi,

    adorei os textos... e conteudo todo... parabens ...

    um otimo ano pra nós todos...

    ResponderExcluir
  3. Oi Analice,

    Que bom, obrigado! E se tiver algum caso real instrutivo, envie para mim que eu colocarei no blog. Gosto dessa troca que me enriquece e enriquece os leitores.

    Ótimos plantios e colheitas em todos os campos em que atuarmos em 2011, com a proteção e orientação de jesus!

    ResponderExcluir